ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Nesta terça feira (02 de julho), a Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) realiza a instalação da Procuradoria da Mulher. A cerimônia está prevista para as 9h, com a presença da deputada federal Leandre Dal Ponte (PV-PR), que foi procuradora da Mulher na Câmara dos Deputados, e quem sugeriu a criação do órgão na ALEP.

De acordo com a deputada Leandre, a instalação da Procuradoria da Mulher na Assembleia Legislativa do Paraná representa um grande avanço para as políticas públicas, principalmente no que tange a representação política e a luta pelos direitos da Mulher.

"Como autêntica representante das mulheres paranaenses, a Procuradoria da mulher tem a missão de receber e encaminhar aos órgãos competentes as denúncias e anseios da população, acompanhar e fiscalizar a discrição e execução de políticas públicas que venham garantir e assegurar direitos já conquistados", afirmou a deputada.

TREINAMENTO

A deputada tem trabalhado pela criação de uma grande rede de proteção às mulheres no Estado do Paraná. Como resultado de seus esforços, além da ALEP e da Câmara de Curitiba, a Procuradoria da Mulher foi criada em outros 12 municípios do Estado. E igual número de projetos tramita nas câmaras municipais para criar a Procuradoria.

Na sexta feira (05), representantes da Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados estarão em Curitiba para realizar uma capacitação para as novas procuradoras da Mulher do Paraná. A capacitação acontece, simultaneamente, ao Fórum de Mulheres da UVEPAR (União de Vereadores do Paraná), que é parceira do projeto.

As vereadoras ou vereadores que tiverem interesse em participar, precisam confirmar a presença pelo telefone (41) 9 9893-4300. A participação é gratuita, mediante confirmação prévia.

HISTÓRICO

A primeira reunião, onde Leandre sugeriu ao presidente da ALEP, Ademar Traiano, a criação de uma Procuradoria da Mulher aconteceu no dia 18 de Março. Participaram da reunião os deputados estaduais, Soldado Adriano José (PV) e Luiz Claudio Romanelli, e a vereadora de Curitiba, Maria Letícia Fagundes (PV). A vereadora, na época, também havia apresentado um projeto para criar a Procuradoria da Mulher na Câmara de Curitiba. O projeto de Maria Letícia também foi aprovado e o órgão foi criado no legislativo paranaense em Maio de 2019. Posteriormente, a deputada Leandre também se reuniu com a deputada Cantora Mara Lima, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da ALEP, que também apoiou a iniciativa. 

Fonte: Acessoria

Postado por Adilson Nogueira - Data: 01/07/2019

Veja também