ÚLTIMAS NOTÍCIAS


A Comarca de Cantagalo está desenvolvendo nos municípios que fazem parte da 203ª Zona Eleitoral, o Projeto do Tribunal Eleitoral Jovem, do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, com alunos do ensino médio na faixa de 13 a 16 anos.
As atividades tiveram a participação dos alunos dos colégios estaduais Olavo Bilac, de Cantagalo, e General Eurico Gaspar Dutra, de Virmond.
Os aproximadamente 36 alunos do 3° ano do ensino médio das duas instituições participaram de uma simulação de julgamento de um processo em sessão plenária julgado por um colegiado.
Segundo a chefe do Cartório Eleitoral de Cantagalo, Rafaela Pires de Sá Leite, “o objetivo é vivenciar com o julgamento colegiado o aprendizado das nações de democracia e conhecimento a legislação eleitoral”.
Para o juiz da Comarca e diretor do fórum e juiz eleitoral dr. Rodrigo Mosmann, “este projeto agora esta na segunda fase, onde entregamos os certificados aos participantes. Na primeira fase realizamos uma palestra no fórum eleitoral com noções dos poderes executivo, legislativo e judiciário destacando seus direitos e deveres”.
Para Adriana Almeida, diretora do Colégio Estadual General Eurico Gaspar Dutra, “o Projeto Tribunal Eleitoral Jovem é excelente para fundamentar o crescimento do conhecimento dos nossos alunos, pois eles saem da teoria e vivenciam na prática o resultado de um julgamento processual”. Ainda conforme a diretora, “através das explicações e informações nossos alunos crescem como cidadãos e em conceito, repensando sua formação futura”.
A 203ª Zona Eleitoral é formada pelos municípios de Cantagalo, Virmond, Candói e Goioxim.
Crédito: Assessoria

Postado por Jakeline Buratti - Data: 05/07/2019

Veja também