ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A Secretaria de Saúde de Laranjeiras do Sul tem alertado à população sobre a importância da higienização para a prevenção da meningite. Na quinta-feira, 1º de agosto, novo boletim epidemiológico da doença foi divulgado e mais um caso positivo de meningite bacteriana confirmado. “Agora são 10 casos notificados, sendo 4 descartados, 5 confirmados e 1 aguardando resultado do LACEN, laboratório de referência para a confirmação da doença. Entre os casos confirmados, como já foi divulgado tivemos 1 óbito. Dos 4 pacientes que contraíram a doença todos já tiveram alta hospitalar e apresentam uma boa evolução no quadro clínico”, adiantou a enfermeira coordenador do setor de Epidemiologia do município Patrícia Massuqueto.
 Os 10 casos foram repassados para a 5ª Regional de Saúde, que orientou a Secretaria Municipal de Saúde através da Vigilância em Saúde, quanto as ações e medidas de controle. As mesmas foram executadas em tempo oportuno de acordo com os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. “Por se tratar a meningite como uma doença que ocorre através da transmissão de pessoa a pessoa, ou seja, por gotículas, salivas e secreções das vias aéreas superiores (do nariz e da garganta), é importante que a população coloque em prática medidas de prevenção, pois são essas ações que ajudam a controlar o surgimento de novos casos da doença”, concluiu a Enfermeira. 
 
MEDIDAS
-Lavagem das mãos frequentemente: uma ação simples que é muito importante
-Utilizar álcool 70%
-Não secar as mãos em toalhas úmidas 
-Em local coletivo utilizar toalhas descartáveis 
- Ambientes bem arejados e ventilados, provendo a circulação do ar
- Não compartilhar copos e utensílios pessoais
- Evitar rodas de chimarrão e narguilé
 
FIQUE EM ALERTA EM RELAÇÃO AOS SINTOMAS
-Febre alta e persistente, dor de cabeça por vezes insuportável, dor na nuca podendo ocasionar rigidez no pescoço, vômitos, perda do apetite, sonolência, confusão mental, agitação e manchas no corpo. 
 -As crianças normalmente permanecem quietas, pouco ativas. No caso das meningites bacterianas a evolução é muito rápida, podendo agravar em horas.
 -Em casos de dúvidas entrar em contato com a Vigilância em Saúde pelo telefone 3635-4903 ou procurar uma unidade de saúde mais próxima de sua residência.
 
Fonte: Assessoria de imprensa prefeitura municipal de Laranjeiras do Sul


Fonte:
Postado por Jefferson Silva - Data: 01/08/2019