ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Laranjeiras do Sul iniciou na sexta-feira, 30, pelas comunidades do Passo Liso, Boa Vista, Linha Pechinski, Rincão Grande, Rio Cachoeira e Rio Quati, a distribuição do Plano Safra 2019/2020. Nas seis comunidades, 57 produtores foram atendidos. Com incentivo do programa municipal, o produtor paga de forma facilitada 80% do valor dos produtos e tem outros 20% subsidiados pela prefeitura.
 
Essa etapa iniciou com a entrega dos produtos para as comunidades do Passo Liso, Boa Vista, Linha Pechinski, Rincão Grande, Rio Cachoeira e Rio Quati. 
Cada um dos 377 produtores inscritos no programa vai receber 12 sacas de adubo, 8 sacas de ureia e 3 sacas de milho. O produtor pode efetuar o pagamento em cota única ou em quatro vezes, com vencimento no dia 20 de fevereiro, 20 de março, 20 de abril e 20 de maio de 2020.
 
Comitiva:
Acompanharam o prefeito na entrega de sexta-feira, 30, os secretários Celso de Azevedo (Agricultura), Valdemir Scarpari (Saúde), Luiz Roberto Almeida (Comunicação), Sérgio Slusovski (Controle Interno), Guaraci Pacheco (Fazenda), Rafael Nascimento (Esporte), Carlos Luneli (Administração) além dos vereadores Carlos Alberto Machado, Junior Gurtat, João Aires, Valmir Trindade, Ivaldonir Panatto, Nei Becker, Marcio dos Alexandre, Clarice Bortoluzi Viola e Eva Marcanssoni Rochi.
 
Processo licitatório:
Quatro empresas participaram da licitação: duas de Laranjeiras do Sul (Coprossel e Primato), uma de Realeza e uma de Virmond. O lote UM, aquisição de 730 sacas de milho PIONNER P 3565, teve como empresa vencedora a Cooperativa Coprossel. O lote DOIS, aquisição de 4.040 sacas de 50 kg de adubo químico, banhado a óleo e 2.644 sacas de 50 kg de Uréia com 46% de Nitrogênio, teve como empresa vencedora a Primato Cooperativa Agroindustrial.

Mais investimentos para agricultura de do município:
Na sexta-feira, 30, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, recebeu mais um reforço: uma escavadeira hidráulica (Zero Km). A entrega do equipamento foi feita pelo prefeito Berto Silva ao secretário Celso de Azevedo, durante o lançamento do Plano Safra na comunidade do Passo Liso. Com recursos próprios, a prefeitura investiu R$ 330 mil para a compra do maquinário. 
A escavadeira Caterpillar, é equipada com os mais avançados requisitos de tecnologia, tanto para o desempenho e eficiência nos trabalhos quanto para o conforto e segurança do piloto. “Com este novo equipamento, os agricultores do município serão beneficiados com serviços de limpeza de valas e outras melhorias das estradas vicinais. O nosso objetivo é melhorar cada vez mais a qualidade de vida das famílias do campo e o escoamento dos produtos da agricultura familiar”, afirmou o secretário de agricultura Celso de Azevedo.
 
Máquina vai ser de grande auxílio em projetos em execução pela secretaria: 
Entre as ações executadas através do Programa Porteira Adentro, estão a recuperação de estradas, limpeza e cascalhamento em atoleiros, desobstrução e implantação de bueiros, além de construção de bebedouros para animais. “A agricultura de Laranjeiras do Sul é variada e de qualidade, por isso nossos projetos visam dar mais oportunidades ao homem do campo. A manutenção das estradas rurais é feita constantemente e, agora, os produtores também contam com melhorias dentro de sua propriedade. Isso garante que a safra seja transportada mais facilmente, gerando renda e evitando o êxodo rural”, destaca o prefeito Berto Silva.
De acordo com o produtor Genir Negretti, da linha divino esses investimentos motivam os produtores a produzir cada vez mais, e são de muita importância para nós. Também a forma de pagamento com subsídio facilita bastante destacou Genir.

Fonte:
Postado por Jefferson Silva - Data: 31/08/2019