ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Setembro é o mês de conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio e, neste ano, a Campanha Nacional que marca as ações sobre o tema enfatiza a necessidade de atenção especial com o bem-estar e a saúde mental das crianças e dos adolescentes. Em Laranjeiras do Sul, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) realizará ações intensivas de valorização a vida, com incentivo ao diálogo e apoio às pessoas que passam por situações difíceis e tem depressão. 
“Durante o mês de Setembro psicólogos de Laranjeiras do Sul, funcionários públicos e autônomos, estarão realizando palestras nas escolas estaduais com o tema Suicídio e Valorização da Vida. Já no dia 25, as 9h e as 14h, no Ginásio de Esportes Laranjão, teremos o espetáculo com o Teatro Sem Lona, abordando a Valorização da Vida, envolvendo também os alunos do Ensino Fundamental e Médio das escolas de Laranjeiras do Sul”, adiantou a Psicóloga do CRAS Adriele Malherbi Bortoluzzi.
Em Laranjeiras do Sul, a mobilização quer estimular a compreensão do quanto é importante cuidar da saúde mental, com atenção especial aos jovens e adolescentes. A prevenção é um ato de comunicação e a melhor solução ao identificar os comportamentos suicidas é buscar ajuda. O Centro de Valorização da Vida (CVV) atua na prevenção ao suicídio por meio de apoio emocional às pessoas em situação de risco. O CVV tem uma rede de voluntários treinados à disposição de pessoas que querem e precisam conversar. O telefone é 188. As ligações são gratuitas e sigilosas.
ALERTA - De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o suicídio é a quarta principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 a 29 anos. O Paraná registrou 225 casos de suicídios nesta faixa etária em 2018. Destes jovens, 54 jovens tinham idade entre 15 a 19 anos e 171 entre 20 a 29 anos. A Semana Estadual de Valorização da Vida e Prevenção do Suicídio foi instituída pela lei nº 18.871, de 2016, com ênfase para a data de 10 de setembro, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
DADOS – Pesquisa mais recente do Ministério da Saúde, de 2016, registra 11.433 mortes por suicídio no país, em média, um caso a cada 46 minutos. O número representa um crescimento de 2,3% em relação ao ano de 2015, quando 11.178 pessoas tiraram a própria vida. A cada 40 segundos, uma pessoa se suicida no planeta, porém nove a cada dez mortes podem ser evitadas. 


Fonte: Assessoria municipal de imprensa

Fonte:
Postado por Jefferson Silva - Data: 03/09/2019