ÚLTIMAS NOTÍCIAS

 
Fomentar o turismo rural, fortalecer o comércio e proporcionar experiências diferenciadas ao turista. É com esses objetivos, que Sebrae/PR, Prefeitura de Laranjeiras do Sul, Senar e agricultores com propriedades rurais ao longo na Estrada da Produção, uniram-se para atrair turistas. A rota está localizada na Linha Gramadinho, em Laranjeiras do Sul, e envolve mais de 30 propriedades. 
Todos os anos a comunidade se mobiliza para a promoção da Caminhada na Natureza, evento proporciona a visitação de propriedades e áreas de preservação. Com o projeto, segundo a consultora do Sebrae/PR, Angélica Weirich, espera-se preparar os produtores a receberem os turistas durante todo o ano, movimentando o setor turístico da cidade. 
“Os produtores da Linha Gramadinho realizam uma preparação para receber os turistas durante a Caminhada. Por isso, já surgiram importantes mobilizações na comunidade, principalmente, de caráter associativista. Mas, esperamos que, a partir das capacitações, oficinas e encontros do grupo, surja o entendimento de que a Linha pode ser um atrativo não só durante a Caminhada, promovendo cafés coloniais e oferecendo uma boa estrutura de recepção durante o ano todo”, explica a consultora. 

Marli Dalmolin Kock, diretora de políticas públicas da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Laranjeiras do Sul, acredita que, com a união entre produtores, Prefeitura e Sebrae/PR, os resultados poderão ser colhidos em breve. 
“Trabalhamos de forma intensa para que os produtores possam melhorar a estrutura das suas propriedades e, assim, tornem o local ainda mais atrativo. Queremos que a Linha Gramadinho se torne uma referência e, aos poucos, as pessoas possam ir até lá para aproveitar a beleza do espaço e, também, comprar os produtos feitos pelas pessoas da comunidade”, destaca. 
Dentre as opções do local, estão os embutidos produzidos na agroindústria de Josmar Bukovski. Ele começou a produção em 2011, quando a Linha Gramadinho ainda não era muito conhecida. Após a criação da Caminhada na Natureza, o produtor garante que ganhou mais visibilidade e, com isso, procura pelos produtos. 

“Quando ocorre a Caminhada, as pessoas passam pela Estrada da Produção e conhecem os produtos da região. O evento acaba e eu continuo recebendo várias ligações dos participantes, demonstrando interesse em comprar o que experimentaram durante o passeio. Com o projeto, eu acredito que essa movimentação será mais intensa porque poderemos promover mais eventos e chamar ainda mais turistas para conhecerem a mercadoria que sai do Gramadinho”, indica Bucovski. 

Para fortalecer as ações da comunidade, o grupo já tem buscado referências na região Oeste do Paraná. Em julho, por exemplo, mais de 15 pessoas da Linha foram até Medianeira para conhecer o trabalho desenvolvido no Projeto City&Sítio, que oferece uma rota turística completa. O grupo pode conhecer projetos já consolidados como o Bom Café, Sítio do Beto, Sítio da Marlene, Recanto Olivo e Cabanha Rosso.


 

Fonte: Agência Sebrae de Notícias
Postado por Jefferson Silva - Data: 04/09/2019