ÚLTIMAS NOTÍCIAS

As matrículas para 2020 nas escolas estaduais do Paraná vêm com novidade. Para os alunos de continuidade e também aos jovens que ingressarão no sexto ano do Ensino Fundamental ou na primeira série do Ensino Médio, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEED) vai disponibilizar uma ferramenta online para a confirmação ou escolha da vaga. As matrículas online começam em 21 de outubro e vão até 1º de novembro. 
A funcionalidade será incorporada a Área do Aluno, plataforma da SEED onde os responsáveis já podem consultar o boletim escolar e solicitar o histórico do estudante. Por se tratar de um site responsivo, pode ser acessado também pelo celular. É importante ressaltar que a realização da matrícula de forma online é opcional, podendo o pai ou responsável fazê-la diretamente na escola.

PASSO A PASSO – Para os jovens já matriculados nas escolas estaduais e que apenas desejam dar continuidade aos estudos na rede pública, o responsável deverá acessar a ferramenta e confirmar a vaga na instituição de ensino em que o estudante já está matriculado. Se os pais ou responsável desejar tentar uma vaga em outra instituição de ensino, pode indicar até três escolas e aguardar o resultado da solicitação, que será divulgado no início de dezembro. 
Já para realizar a matrícula online dos estudantes ingressantes, provenientes do quinto e nono anos das redes municipal e estadual de ensino e que ingressarão no 6º ano do Ensino Fundamental ou no 1º ano do Ensino Médio, os pais ou responsável deve acessar o sistema e confirmar a matrícula na instituição de ensino sugerida pela SEED conforme georreferenciamento (ou seja, a escola mais próxima do endereço residencial). 
Caso haja preferência por uma escola diferente da sugerida pela SEED, o pai ou responsável pode indicar até três instituições em que desejem tentar uma vaga e aguardar o resultado da solicitação. 
É o responsável pelo estudante, ou o estudante maior de 18 anos, que deve acessar a plataforma, após fornecer CPF e número de celular, para o qual será enviado um código de validação via SMS. Uma vez com acesso à Área do Aluno, o responsável deve clicar em “Matrícula Online”, no menu lateral da página, para dar continuidade ao processo.

RESULTADOS – A partir do dia 1° de dezembro estará disponível no sistema o resultado do atendimento da escolha da escola de preferência. Caso o aluno não consiga a vaga na instituição de ensino de preferência terá a vaga garantida na instituição de ensino estadual onde está matriculado ou na instituição indicada pela SEED.

ETAPA PRESENCIAL – A última etapa é presencial e consiste na entrega dos documentos necessários para efetivar a matrícula. Ela ocorre em janeiro, de acordo com o calendário estipulado por escola. 

FORA DA REDE – Os alunos que queiram ingressar na rede estadual e que atualmente estão matriculados em instituições de ensino municipais ou privadas que utilizam o Sistema Estadual de Registro Escolar - SERE também poderão solicitar vagas pelo processo Online, desde que efetivem os procedimentos de cadastro no sistema. 
Os alunos que buscam uma vaga na rede estadual, provenientes de outros estados ou de instituições privadas que não utilizam o Sistema SERE, poderão comparecer presencialmente em uma instituição de ensino estadual para solicitar inserção no Cadastro de Espera de Vaga Escolar. 

NRE DE LARANJEIRAS DO SUL – No Núcleo de Educação de Laranjeira do Sul, nem todas as Escolas participarão deste processo, visto que principalmente as Instituições do Campo e os pais ou responsáveis dos alunos que estudam nestes locais tem por vezes uma dificuldade relativamente grande em relação ao acesso à Internet, logo, o procedimento da matrícula será da forma tradicional, ou seja, presencial.
Nos demais Colégios, ainda serão organizados dias “D” para a matrícula, onde os responsáveis que encontrarem qualquer tipo de dificuldade relacionada ao procedimento online, poderão se dirigir até a Instituição na qual pretendem que seu filho estude e ter o auxílio dos profissionais para a efetivação da matrícula.
Desde terça-feira (08), Equipes do NRE estarão se dirigindo até aos municípios jurisdicionados a fim de apresentar esse trabalho para as Escolas e as Secretarias Municipais de Educação onde serão discutidos também os trâmites em relação ao dia “D”.


Fonte: NRE - Laranjeiras do Sul
Postado por Jefferson Silva - Data: 18/10/2019