ÚLTIMAS NOTÍCIAS

É a segunda edição da Cruzada da Solidariedade, que vai levar a dupla de Curitiba até Santiago do Chile, em 35 dias, a bordo de duas bicicletas, nesta manhã de segunda-feira (11/11/2019) os mesmos passaram por Laranjeiras do Sul. Cada quilômetro rodado pode ser patrocinado por doadores por meio da destinação do imposto de renda. A intenção é arrecadar cerca de 309 mil reais para viabilizar a infra-estrutura  da Escola Mercedes Stresser de Curitiba, que oferece capacitação e atendimento a pessoas com deficiência intelectual.
Coronel aposentado da polícia militar, Antônio Ibanez Filho conta que a iniciativa surgiu com a intenção de chamar atenção para as necessidades da escola que tem suas atividades a mais de 58 anos, e esse trajeto é uma oportunidade das pessoas conhecerem o trabalho desenvolvido e ajudar financeiramente a instituição.
 


Como ajudar:
Acesse e ajude a escola, a cada KM rodado possível uma contribuição voluntária de R$ 100,00
 
Para ajudar clique  aqui
 
 
Escola Mercedes Stresser

A Escola Mercedes Stresser foi fundada em 10 de abril de 1961, por um grupo de Senhoras da Liga Católica. Em 1973 sua finalidade foi direcionada à habilitação Profissional de jovens e adultos com deficiência mental, constituindo-se em Centro Especializado de Habilitação Profissional “Mercedes Stresser”, reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação pelo Parecer 500/98. No ano de 2010, o Parecer CEE/CEB Nº 108/2010 referente à transformação das Escolas de Educação Especial em Escola de Educação Básica, estabelece mudança na denominação, organização e funcionamento. Em 2014 o Parecer 07/14 de 7 de maio de 2014 consolida a forma de atendimento e faz a orientação do trabalho pedagógico em todas as Escolas de Educação Básica- Modalidade Educação Especial no Paraná, pelo qual a Escola oferece atendimento na Educação de Jovens e Adultos – fase I e Educação Profissional, através das Unidades 
A Escola tem como Entidade Mantenedora a Associação de Assistência ao Excepcional do Paraná. Entidade de caráter civil e filantrópico, sem fins lucrativos, com certificação de Utilidade Publica Municipal, Estadual e Federal. Têm como fonte principal de recursos as três esferas do Governo: Federal, Estadual e Municipal por meio de convênio (por termos de colaboração e de fomento) de Cooperação Técnica e Financeira.

Atualmente atende 360 alunos com deficiência Intelectual a partir de 15 anos. A maioria dos alunos é proveniente de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica cultural, cujos pais possuem ensino fundamental incompleto e proventos na faixa de um a três salários mínimos mensais. As famílias utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS) na comunidade, uma vez que a Entidade não possui convenio com este Sistema de Saúde.
Os alunos dependentes de locomoção, que residem em Curitiba, em sua maioria, são provenientes de bairros distantes e utilizam o Sistema Integrado de Transporte para o Ensino Especial (SITES). Os alunos provenientes da região metropolitana utilizam transporte escolar dos seus municípios.


Fonte: Jefferson / RCA / Escola Mercedes Stresser
Postado por Jefferson Silva - Data: 11/11/2019