ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Na noite de ontem segunda-feira (18/11) foi realizada uma palestra técnica estendida a todos os interessados sobre manejo de pastagem em áreas declivosas. Foram apresentados técnicas, oportunidades e modelos de maquinas para aplicação de calcário, adubos e sementes em áreas mais dobradas, alem de manejo apropriado para otimização de áreas que são inapropriadas para agricultura, porém podem ser muito rentáveis para a pecuária.  Quem ministrou a palestra foi  zootecnista Endrigo Antônio de Carvalho da Emater de cascavel.
Foi apresentado em linhas gerais o projeto de Produção de Bezerros em áreas declivosas (PROPBAD). Esse programa tem o objetivo no desenvolvimento da pecuária em áreas inaptas à produção de grãos, incentivando a difusão de tecnologias e organizacionais de produção, visando que os sistemas produtivos nessas áreas se transformem em destacado criatório de bezerros de qualidade no Estado do Paraná.  Os participantes também conheceram as principais variedades de forrageiras indicadas para cada tipo de condições de solo e tecnologia.
Endrigo Antônio de Carvalho, destacou ainda a recuperação e renovação de pastagens nessas áreas declivosas, realidade essa comum em toda região na Cantu. “Nosso produtor deve iniciar com uma análise de solo, para saber qual a exigência para correção e adubação, e logo iniciar o projeto”. A média paranaense de lotação está em uma unidade de animal por hectare (animal de 450 Kg/ha), e com as técnicas adequadas podemos chegar a 4 animais por hectare, dessa forma otimizando grandemente essas áreas e rentabilidade do pecuarista, relatou Endrigo.
O gerente regional do Sicoob, Gizélio Linhares destacou a participação dos produtores da região na palestra e o objetivo da mesma, que foi partilhar o conhecimento trazido pela Emater e os parceiros do evento. “O Siccob tem a muito tempo investido no agronegócio, e não somente na liberação de crédito, mas no conhecimento. Tão importante quanto o financiamento do agro, é trazer conhecimento aos produtores, e que esse conhecimento frutifique em resultado e rentabilidade”. O sucesso do Sicoob, é o sucesso do produtor e é por isso que investimos em eventos como esse, realizado com muito sucesso, tanto em participação, quanto em qualidade das informações trazidas aos produtores, finalizou Gizélio.
 
Parceiros do evento:
Matsuda;
Frigorífico Novicarnes;
Emater;
Fertizan;
Sociedade Rural Do Centro Oeste - Laranjeiras do Sul 


Fonte: Jefferson Silva / RCA
Postado por Jefferson Silva - Data: 19/11/2019