ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O produtor rural, possui a cada dia grandes desafios a serem superados para dar continuidade a atividade que desempenha, a produção de alimentos. Em especial os produtores de leite, que bscam  equilibrar a produção com níveis satisfatórios de qualidade e rentabilidade. Uma das ferramentas que sem dúvida pode proporcionar maior sustentabilidade na pecuária regional, é a busca por conhecimentos sobre a atividade, buscando técnicas que melhorem os índices produtivos. A fim de capacitação de produtores aqui no município de Laranjeiras do Sul, a Emater local, viabilizou um curso com duração de uma semana, na cidade de Castro -  PR, a qual é referencia no Estado na produção de leite. Segundo o extensionista da Emater, Jaison Reis, foram 14 produtores que realizaram essa viagem técnica do Centro de Treinamento de Produtores na Cidade de Castro.

Os conteúdos abordados foram referentes a fertilidade de solo, alimentação do rebanho, manejo de equipamentos de ordenha com ênfase na qualidade do leite, manejo de vacas em lactação, processo de melhorando genético e potencialidades em uma propriedade familiar.  “Nossos produtores participaram desse curso completo promovido pela Emater, e assim buscamos essas melhorias práticas para aplicação nas propriedades, melhorando a eficiência na atividade de produção de leite”. Outro objetivo que estamos trabalhando no município, é a formação de unidades produtoras de referências em Laranjeiras do Sul, com práticas simples, mas que fazem toda a diferença na atividade leiteira, declarou Jaison.
 
Da comunidade Colônia Santo Antonio o produtor Odair Farias de Lima , que participou da capacitação, avaliou a viagem técnica positivamente. “ Nossa viagem foi muito proveitosa, com certeza vai nos ajudar muito em nossa atividade de produção de leite”.
Cleiton José Forteski do distrito do Passo Liso, relatou que aprendeu muito durante a semana de curso. “ Agradeço a Emater pelo convite  e o CTP pelo acolhimento. Para nós produtores de leite foram dias de muito aprendizado e conhecimento”. Agora colocaremos em prática em nossas propriedades, tudo que aprendemos finalizou o pecuarista Cleiton.


Fonte: Jefferson RCA - Fotos Emater de Laranjeiras do Sul
Postado por Jefferson Silva - Data: 03/12/2019