ÚLTIMAS NOTÍCIAS


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) lançou, nessa sexta-feira (21), a Operação Carnaval 2020. A operação ocorre em todo o país e termina na quarta-feira (26). 

Entre os focos da fiscalização da PRF estão o transporte seguro de crianças, o uso do celular ao dirigir e condutas irregulares, como embriaguez ao volante e ultrapassagens proibidas.

A PRF informa que veículos de carga com dimensões ou pesos excedentes estarão impedidos de transitar em trechos de pista simples, das 16 horas às 22 horas desta sexta-feira (21) e na terça-feira (25), e também na manhã de sábado (22) e manhã de quarta-feira (26).

Segundo a PRF, desatenção, ingestão de bebidas alcoólicas e desobediência à sinalização foram as causas dos acidentes com mortes atendidos pela PRF durante o Carnaval de 2019. Metade das mortes se deram em colisões frontais, resultado de ultrapassagens mal realizadas ou em locais proibidos.

 Dicas para uma viagem segura

Respeitar os limites de velocidade, manter distância de segurança em relação aos outros veículos, ultrapassar apenas quando houver plenas condições de segurança e não desviar a atenção do trânsito. Estas são algumas das principais orientações da PRF para reduzir o risco de acidentes.

A PRF também orienta os usuários de rodovias, mesmo antes de viagens curtas, a fazer uma revisão preventiva do veículo, o que inclui a checagem dos pneus, do sistema de iluminação, dos equipamentos obrigatórios, do nível do óleo e do radiador, entre outros itens.

Também é fundamental planejar a viagem, buscando evitar, na medida do possível, os horários de pico. Dirigir cansado ou com sono aumenta o risco de o motorista cometer erros. A cada três ou quatro horas de viagem, é recomendável uma pausa para descanso ou revezar a direção do veículo.


 


Fonte: PRF/CBN
Postado por Adilson Nogueira - Data: 21/02/2020