ÚLTIMAS NOTÍCIAS

 SENAR-PR lançou edital para credenciamento de novos instrutores, por meio de pessoas jurídicas, para ministrarem treinamentos de Formação Profissional Rural (FPR) na área de bovinocultura de leite. As inscrições devem ser realizadas por envio de formulário preenchido e documentação específica, de acordo com edital disponível na seção Editais, no site www.sistemafaep.org.br, ou neste link https://bit.ly/2Vd2b7M. O prazo final é dia 2 de abril.

Os futuros instrutores serão responsáveis por treinar produtores e trabalhadores rurais nos cursos de “Forragem: produção e manejo” e “Bovinocultura de leite: Índices zootécnicos”. A seleção terá seis fases, incluindo análise de currículos, provas técnica e pedagógica (via EaD), capacitação técnica dos profissionais e avaliação técnico-pedagógica por meio de apresentação de aula demonstrativa.

Os pré-requisitos são ensino superior completo em Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia ou áreas afins. Para o curso “Forragem: produção e manejo”, há exigência de experiência comprovada na área de produção e manejo de pastagens. Já para “Bovinocultura de leite: Índices zootécnicos” é preciso experiência na gestão de rebanhos em pecuária leiteira. A remuneração será feita à empresa contratada conforme carga-horária das ações e/ou atividades realizadas (número de horas/aula), de acordo com regras e valores definidos pelo SENAR-PR.

Empresas individuais, microempreendedores individuais (MEI), Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli) e cooperativas não poderão participar da seleção. O resultado final está programado para ser divulgado no dia 31 de agosto.

Cursos

A programação do curso “Forragem: produção e manejo” inclui conteúdos como morfologia das plantas forrageiras, espécies forrageiras, manejo de pastagens, métodos de pastejo, comportamento do animal em pastejo, métodos de avaliação de pastagens e sistemas integrados de produção. Em “Bovinocultura de leite: Índices zootécnicos”, os instrutores irão treinar os participantes a interpretar, selecionar e calcular diversos índices zootécnicos e econômicos, tais como produção e composição do leite, qualidade do leite, nutrição e manejo alimentar, sanidade e prevalência de enfermidades, reprodução e criação de animais jovens.

A carga-horária prevista para ambos os cursos é de 40 horas e os instrutores poderão ser convocados para atuar em todos os municípios do Paraná, conforme demanda.


Fonte: FAEP
Postado por Jefferson Silva - Data: 02/03/2020