ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Na tarde desta quarta-feira (03) a Policia Civil através do G.D.E(Grupo de Diligências Especiais), apreendeu motosserras e 01 escavadeira hidráulica "pantaneira", em Rio Bonito do Iguaçu. A apreensão aconteceu em uma reserva de mata nativa nas áreas da empresa Araupel S.A., atualmente invadidas.
     
O trabalho de investigação policial iniciou-se em decorrência de inúmeros boletins de ocorrência registrados pela empresa Araupel S.A., comunicando que áreas de reserva particular do patrimônio natural, estavam sendo destruídas por acampados que invadiram as áreas. Dessa forma, equipes da Policia Civil deslocaram até o local para localizar os autores dos crimes ambientais registrados.
               
Durante uma primeira abordagem a dois indivíduos que serravam madeira nativa, ambos evadiram-se se embrenhando na mata, não sendo possível serem localizados, sendo nesta oportunidade apenas apreendido a motosserra que utilizavam para derrubar árvores nativas.

Na segunda abordagem policial foi constatado que um acampado há dias havia serrado madeira nativa e feito palanques, os quais estavam estocados em meio a mata. Diante dos fatos foi apreendido a motosserra e intimado o indivíduo a comparecer na delegacia para ser ouvido sobre as irregularidades constatadas.

Na terceira abordagem a equipe havia recebido informações de que uma extensa área estava sendo devastada por uma escavadeira hidráulica do tipo "pantaneira". A equipe deslocou até o local, porém, o operador da máquina ao perceber a presença policial, desligou o equipamento e se embrenhou em meio a mata. No local foi constatado uma enorme área da floresta devastada, incluindo árvores centenárias. Diante dos fatos o equipamento utilizado na prática do crime foi apreendido.
               
As investigações agora seguem no intuito de identificar o operador da escavadeira hidráulica para que possa ser responsabilizado pela prática do crime, assim como apurar o envolvimento da empresa que estava prestando o serviço e também identificar a pessoa que contratou o serviço.
               
Diversas apreensões de madeira na região vêm sendo realizadas pela Policia Civil, no intuito de combater organizações criminosas que atuam no comércio ilegal de madeiras na região dos acampamentos em Rio Bonito do Iguaçu.

Em 2018 durante operação Sicários, 23 mandados de prisão foram expedidos e devidamente cumpridos, na sua maioria os mandados eram relacionados com o esquema criminoso de comércio ilegal de madeira.


 


Fonte: PC
Postado por Adilson Nogueira - Data: 04/06/2020

Arquivos Relacionados a Notícia