ÚLTIMAS NOTÍCIAS


No dia 18 de março, 20 produtores e técnicos do município de Marquinho realizaram visita técnica e intercâmbio com produtores com agroindústrias familiares em Nova Laranjeiras. Foram visitadas agroindústrias familiares de panificados, queijos e embutidos assistidas e orientadas pela EMATER através do Projeto Agroindústria Familiar do Paraná e Prefeitura de Nova Laranjeiras.
Nas visitas foram tratados temas como os requisitos estruturais para a implantação de agroindústrias com regularização junto à vigilância sanitária e Serviço de Inspeção Municipal, o tratamento de água realizado em cada empreendimento e também a adoção de boas práticas de fabricação na confecção segura de produtos alimentícios.
Em Nova Laranjeiras através de uma parceria bem estruturada entre os órgãos fiscalizadores como a Vigilância Sanitária, Serviço de inspeção Municipal e a EMATER é possível perceber os avanços exitosos diante da agregação de valor à produção agropecuária realizado nas agroindústrias familiares. Somente no ano de 2018 foram instaladas 3 novas agroindústrias familiares no município de Nova Laranjeiras.
A industrialização da produção da Agricultura Familiar, destacadamente, compõe o cenário como opção de diversificação nas cadeias de suprimentos, como fator agregante nos processos produtivos, na busca do fortalecimento das ações de fixação e da permanência do homem no campo com as suas atividades agrícolas.
Uma amostra dos produtos das agroindústrias familiares da região de Laranjeiras do Sul estará disponível para a população entre os dias 11 e 14 na Feira de Sabores durante a Expoagro 2019.

Fonte: Eduarto Silva

Postado por Jefferson Silva - Data: 19/03/2019

Veja também