ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Durante a Assembleia Geral Ordinária (AGO), da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (OCEPAR) o Engenheiro Agrônomo José Roberto Ricken foi reconduzido ao cargo de Presidente do Sistema OCEPAR, na tarde desta segunda-feira (01/04), em Curitiba. Na oportunidade, houve a indicação e homologação de seu nome para um novo mandato de quatro anos – Gestão 2019/2023. Ricken assumiu pela primeira vez a Presidência da entidade em 2016 sendo o sétimo cooperativista a assumir a presidência da Ocepar.
Várias lideranças do Estado estiveram presentes na Assembleia Geral Ordinária (AGO), dentre elas o vice-governador Darci Piana e o presidente da Associação Paranaense de Sementes e Mudas (APASEM) e Coprossel Sementes Paulo Pinto de Oliveira Filho.
O Sistema Ocepar possui 215 cooperativas registradas, que atuam em sete diferentes ramos (agropecuário, crédito, saúde, infraestrutura, trabalho, consumo e transporte). Em 2018, elas movimentaram R$ 83,5 bilhões, o que representa crescimento de 18,77% sobre os R$ 70,3 bilhões de 2017. As exportações atingiram US 3,9 bilhões. O setor abrange 1,8 milhão de cooperados e emprega mais de 96 mil pessoas. Também responde por cerca de 60% da produção agropecuária paranaense.
O presidente reeleito do Sistema Ocepar disse ainda que a entidade deverá defender os interesses das cooperativas junto à Receita Federal e atuar positivamente pela reforma tributária. Também, continuar com ações voltadas à melhoria da infraestrutura de transporte. “O Brasil não pode depender apenas do modal rodoviário. Nós precisamos resolver essa questão”, frisou. Outro objetivo dessa gestão, segundo Ricken, será buscar linhas de financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para as cooperativas de saúde e infraestrutura. “Nós vamos insistir nesse plano. Se conseguirmos mais recursos para a saúde e infraestrutura, todos os ramos podem se desenvolver”, afirmou.
Na AGO também foram eleitos os novos integrantes da diretoria da Ocepar para a gestão 2019/2023: Alvaro Jabur, Clemente Renosto, Dilvo Grolli, Frans Borg, Jefferson Nogaroli, Jorge Hashimoto, Jorge Karl, José Aroldo Gallassini, Luiz Lourenço, Paulo Roberto Fernandes Faria, Valter Pitol, Valter Vanzella, Wellington Ferreira e Yuna Ortenzi Bastos.
 
Fonte: OCEPAR

Fonte:
Postado por Jefferson Silva - Data: 02/04/2019