ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nesta quarta-feira, 3, o prefeito de Laranjeiras do Sul, Berto Silva, e o chefe regional do Depen e representante do Conselho Comunitário de Segurança, Ariel José Oro, estiveram em Curitiba. Na agenda, uma importante reunião na sede do Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (Depen-PR). Eles foram solicitar a construção de um presídio na cidade.
Em postagem em sua rede social, o prefeito Berto destacou que a estrutura é necessária para desafogar a carceragem da 2ª SDP, que atualmente está com 190 presos. Ainda conforme o prefeito, a construção se daria fora do perímetro urbano. O presídio seria de médio a grande porte, com capacidade para 550 vagas.
Em sua postagem, o prefeito ainda disse que “existe a possibilidade real deste projeto se efetivar”.
De acordo com o agente Ariel, também foi solicitada a criação da Regional do Depen em Laranjeiras.
Vara Penal
Segundo Ariel, simultaneamente está sendo discutida a implantação de uma Vara de Execuções Penais e da criação da Terceira Promotoria na Comarca. Ariel também informou que o juiz da Comarca de Laranjeiras, dr. Alberto Moreira Cortes, e o promotor Michael Gebeluky
, vão marcar uma audiência pública para discutir o assunto com o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, e com o procurador-geral de Justiça do Paraná,  dr. Ivonei Sfoggia.
Conforme ele, também será feita uma articulação junto às autoridades locais, regionais e do Estado, e com a OAB. “O objetivo é unir forças para instalar”, destacou.
Na capital, Berto e Ariel foram recebidos pelo diretor geral do Depen-PR Francisco Alberto Caricati, vice-diretor Thorstein Ferraz, e pelo ex-secretário de estado da Administração Penitenciária, coronel Elio de Oliveira Manoel.

Fonte:
Postado por Jakeline Buratti - Data: 04/04/2019