ÚLTIMAS NOTÍCIAS

As cinzas residuais  da queima de madeiras, seja na lareira ou em fogueiras são ricas em compostos minerais, tais como cálcio, magnésio e fósforo.
Também podem auxiliar para a correção do ph do solo e várias hortaliças se beneficiam dos seus nutrientes. No informações técnicas do  Giro Rural, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 6h30min da manhã, conversou com o engenheiro agrônomo e consultor da Macrorgânicos Consultoria em Orgânicos e Agroecologia Christiano Boza, que relatou sobre o assunto. 

Uso de Cinzas de fogão para agricultura:
As cinzas de fogão são produzidas em muita quantidade nas propriedades rurais da nossa região e também nas residências urbanas, mas muitas vezes não são aproveitadas, na maior parte dos casos por falta de esclarecimento sobre seus efeitos benéficos.
A cinza de fogão é rica em diversos nutrientes essências para as plantas e para o solo. As cinzas de fogão tem, em média, 26% de Cálcio, 4% de Potássio e 0,5% de Nitrogênio, todos esses, nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta.
Como precaução, não se orienta o uso de cinzas de madeira tratada ou que tenha resíduos de produtos como tintas, óleo queimado, ou qualquer outro tratamento químico, pois podem haver compostos tóxicos ao solo, a planta.
Então a cinza pode ser usada para adubação de canteiros de horta, adubação de frutíferas ou mesmo áreas de pastagem e lavouras. Vai depender da disponibilidade de cinzas que se tem.
Orientações para o uso:
Como orientação ao uso, podemos orientar um uso seguro, de 100 a 500 gramas de cinza por metro quadrado,  isso para um uso em pequenas hortas e pequenos pomares. Para um uso em áreas produtivas maiores é necessário proceder a recomendação a partir de uma análise de solos, para isso procure um profissional das ciências agrárias.
A cinza também pode ser utilizada para repelência de insetos nas plantas. Basta deixar cerca de 1kg de cinza descansar por 1 dia em 10 litros de água, depois coar com um pano e pulverizar ou regar sobre as plantas. Além de realizar uma adubação foliar, se repele certas pragas e doenças.
Existem ainda outros usos das cinzas, como controle de carunchos, mas esse é assunto para outro dia.
Preparo:
Então, recapitulando, podemos usar as cinzas como adubo na dose de 100 a 500 gramas de por metro quadrado, e podemos usar as cinzas para prevenção de doenças e insetos na dose de 1kg de cinza por 10 litros de água, deixar descansar por 1 dia, coar e aplicar nas folhas.
Serviço:
Quem tiver interesse em trabalhar com agricultura orgânica e agroecologia entre no site da Macrorganico Consultoria em orgânicos e agroecologia, o www.macrorganico.com.br. Pode também estar enviando seu email para comercial@macrorganico.com.br . Siga a gente também no instagram pelo @macrorganico que estamos postando sempre fotos e dicas do trabalho com agricultura orgânica e agroecologia.
Fonte: Christiano Boza

Postado por Jefferson Silva - Data: 25/04/2019

Veja também