ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A semana começa com mudanças no tempo no Sul. No Rio Grande do Sul, devido à passagem de uma frente fria, no fim de semana teve granizo nos municípios de Lajeado, Campo Bom e Sapiranga. Em cidades como São Borja choveu mais de 50 milímetros. No noroeste do estado, a chuva ainda ocorre em forma de pancadas, intercaladas com períodos de sol, e não se descarta o risco para temporais.
Nesta terça-feira, dia 7, a frente fria se afasta e as instabilidades começam a perder intensidade. Já na Fronteira Oeste e no noroeste gaúcho, a chuva ocorre em forma de pancadas isoladas, devido a instabilidades no interior do continente. 
O tempo firme não dura muito tempo sobre áreas do Rio Grande do Sul. Durante a quarta-feira, dia 8, novas áreas de instabilidades se formam e a chuva retorna de forma generalizada, com possibilidade de granizo. Atenção para os maiores volumes de água e ao maior risco para temporais na metade oeste gaúcha, devido à formação de uma área de baixa pressão atmosférica.
Essa frente fria se aproxima de Santa Catarina e de parte do Paraná, provocando chuva e também rajadas fortes de vento pelo menos até quarta-feira. As temperaturas caem um pouco.
Essa chuva em pleno outono ajuda o milho de inverno, mas pode trazer alguns prejuízos para hortaliças e frutas, por conta dos ventos fortes e do granizo. Para as áreas de pastagem, os volumes são bem-vindos e ajudam a melhorar a umidade do solo para os próximos meses de outono e inverno, quando a chuva diminui em todas as regiões. 
Demais regiões:
Nas demais áreas, o tempo deve ficar mais firme; chuva mais forte, apenas no extremo norte. No Centro-Oeste e no Matopiba, há possibilidade de pancadas bem isoladas de chuva. Na Bahia e no sertão nordestino o sol brilha forte.
Fonte: Canal Rural

Postado por Jefferson Silva - Data: 07/05/2019

Veja também