ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Todas as quintas-feiras no programa Giro Rural da Campo Aberto FM, programa que vai ao ar das 6h30min ás 7 da manhã trata de assuntos específicos do cotidiano dos agricultores no quadro entrevista técnica. Neste dia 23 o tema foi o controle de Carunchos nos cereais. O entrevistado foi o engenheiro agrônomo e consultor da Macrorgânicos Consultoria em Orgânicos e Agroecologia Christiano Boza, que é o convidado especial de todas as quintas-feiras. Acompanhe as dicas e recomendações.

Entrevista técnica do Giro Rural – Controle de Carunchos
Nessa época do ano, logo após a colheita, muitos agricultores armazenam sementes e grãos, para uso na próxima safra, para consumo da família ou para comercialização local, e o caruncho é um problema recorrente no armazenamento de sementes e grãos, causando prejuízos e perdas grandes.
Conhecendo um pouco mais sobre o caruncho:
Para entender mais sobre o caruncho, devemos saber esta é uma praga cosmopolita, ou seja, ataca várias culturas. O caruncho ataca o grão ainda no campo, antes de ser colhido. Isso porque a fêmea do inseto deposita o ovo na casca do grão, e quando o ovo eclode, a larva é liberada, que fura o grão e se alimenta dele até se transformar em pupa. Nesse período os carunchos podem destruir completamente o grão ou a semente. E as galerias, os orifícios de saída, os ovos, os insetos mortos e dejeções deixam o produto indisponível para consumo de mesa, e também afetam a germinação das sementes.

Controle sem uso de agrotóxico:
Para controlar os carunchos sem o uso de produtos químicos, existe uma alternativa simples e eficiente: o uso das cinzas. Aplicam-se cinza na proporção de cerca de 1%, ou seja, para cada quilo de semente se usa 5 a 10 gramas de cinza. Para uma garrafa pet, que é muito comum armazenar feijão, por exemplo, usar cerca de 15 a 20 gramas. Para recipientes maiores, como 1 saco de 60kg ou bombonas, usar cerca de 300 gramas.
Importante ressaltar que seja uma cinza de madeira sadia, não tratada com químicos, nem que tenha tinta ou outro tipo de contaminante! Uso dessas cinzas e desse tipo de madeira é muito perigoso e restrito. Também não é recomendado uso de cinza de churrasqueira por conter gordura e sal.
Para que a cinza fique bem aderida ao grão ela tem que ser bem misturada. Para melhor aderir a cinza ao grão pode ser espalhado um pouco de óleo ou banha de porco de forma a untar as sementes, usar cerca de 1 colher de sopa para cada quilo de semente.

Reforçando:
Então recapitulando, para controlar o caruncho, colocar um pouco de óleo nas sementes, misturar bem, depois acrescentar a cinza de fogão. Para cada quilo de grãos, usar 1 colherinha de chá de óleo e 5 gramas de cinza de madeira não tratada.

Ação antes do ataque dos carunchos:
Agora, para evitar o ataque de carunchos, os grãos devem estar secos, entorno de 12% de umidade seria o ideal, e armazenado em local fresco, pois os carunchos se desenvolvem nos grãos úmidos e locais quentes de armazenamento.
Para controlar carunchos em maiores volumes de grãos sem uso de químicos, orientamos o uso da Diatomita,  que é um pó de carapaças de seres marinhos, inclusive seu uso é orientado pela Embrapa. Para usar diatomita em maiores volumes de grãos, procure um profissional das ciências agrárias para uma correta orientação.
Para quem deseja produzir orgânicos: Quem tiver interesse em produzir milho, feijão, soja, trigo e mandioca orgânicos, estamos organizando o grupo de produtores para a safra 2019-2020, com contrato e preço e compra garantidas.

Serviço:
Também quem tiver interesse em trabalhar com agricultura orgânica e agroecologia entre no site da Macrorganico Consultoria em Orgânicos e Agroecologia, o www.macrorganico.com.br. Pode também estar enviando seu email para comercial@macrorganico.com.br . Siga a gente também no instagram pelo @macrorganico que estamos postando sempre fotos e dicas do trabalho com agricultura orgânica e agroecologia. Então um forte abraço a todos e até a próxima. 

Por: Christiano Boza e Jefferson Silva.

Postado por Jefferson Silva - Data: 23/05/2019

Veja também