ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O governo brasileiro suspendeu os embarques de carne bovina para a China depois da descoberta de um caso atípico de Encefalopatia Espongiforme Bovina, conhecida como Mal da Vaca Louca, em Mato Grosso. Em documento obtido pela reportagem da Globo Rural, o Ministério da Agricultura informa que os chineses receberão apenas carregamentos expedidos até o último dia 30 de maio.
A suspensão ocorre pouco mais de uma semana depois de viagem da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, ao país, em que as exportações de carne foram parte da pauta de discussões com as autoridades locais de agricultura.
Na semana passada, o Ministério da Agricultura tinha enviado uma lista com 19 frigoríficos para serem habilitados. Com a decisão, esse processo ficou incerto. Logo que foi confirmado o caso, autoridades e representantes do setor divulgaram notas dizendo que o caso é isolado e não representa risco para a saúde. 
Desde quando autorizou a entrada de carne bovina brasileira, há três anos, a China tem sido um dos principais clientes do país. De acordo com o Ministério da Agricultura, de janeiro a abril deste ano, os chineses compraram 95,724 mil toneladas do produto. Ao todo, o Brasil exportou 537,897 mil toneladas no primeiro quadrimestre.
Fonte: Globo Rural

Postado por Jefferson Silva - Data: 04/06/2019

Veja também