ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A imagem de um Puma, ou Onça Parda, divulgada via redes sociais (WhatsApp), viralizou na fronteira do Sudoeste do Paraná com a Argentina. O vídeo mostra o animal caminhado tranquilamente em meio a uma plantação de pinus.
De acordo com informações repassadas à editoria do RBJ, o vídeo foi gravado por um funcionário da Copel de Capanema durante deslocamento até a subestação da empresa, no município de Pérola D´Oeste. 
Pérola d'Oeste é uma cidade do Estado do Paraná. O município se estende por 206,1 km² e contava com 6 761 habitantes no último censo.
Vizinho dos municípios de Planalto, Bela Vista da Caroba e Realeza, Pérola d'Oeste se situa a 70 km a Sul-Oeste de Dois Vizinhos a maior cidade nos arredores. 
A data da filmagem não foi informada, mas, de acordo com o diretor da Rádio Pérola AM, José Luiz Bressan, o animal teria sido visto numa propriedade de um familiar.
 
Sobre o Puma:
A onça-parda ou puma, também conhecida no Brasil por suçuarana e leão-baio, é um mamífero carnívoro da família Felidae e gênero Puma, nativo da América. Foi originalmente classificada no gênero Felis, mas estudos genéticos demonstram que a espécie evoluiu em uma linhagem próxima à chita e ao gato-mourisco.
 
Nome científico: Puma concolor
Velocidade: 64 – 80 km/h (correndo)
Expectativa de Vida: 8 – 13 anos (na natureza)
Altura: 60 – 90 cm (Adulto, até ao ombro)
Peso: Macho: 53 – 100 kg (Adulto), Feminino: 29 – 64 kg (Adulto)
Tamanho do território: Macho: 150 – 1.000 km² (população do Canadá), Feminino: 65 – 500 km² (população do Canadá)
 
 Fonte: Evandro Artuzzi /RBJ


Fonte:
Postado por Jefferson Silva - Data: 04/06/2019