ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Neste dia 06 o tema foi o controle de Carunchos nos cereais. O entrevistado foi o engenheiro agrônomo e consultor da Macrorgânicos Consultoria em Orgânicos e Agroecologia Christiano Boza, que é o convidado especial de todas as quintas-feiras. Acompanhe as dicas e recomendações.

Por: Christiano Boza
Hoje vamos falar de uma forma simples, sem custo e sem toxidade química para controle de doenças de plantas, em especial doenças de hortas. Vamos falar do chá de cavalinha.
A cavalinha é uma planta medicinal, usada para várias finalidades. Para quem não a conhece bem, ela lembra uma taquara pequena, ou um bambu pequeno, é verde e comprida.
A cavalinha é muito rica em sílica, um elemento químico que tem sido cada vez mais usado na agricultura pelas suas propriedades de engrossamento da parede celular das células vegetais, ou seja, ao usar compostos ricos em sílica, como a receita da cavalinha que irei apresentar, você estará promovendo o engrossamento das células da planta. E esse engrossamento das células da planta promovem a resistência da planta a entrada de doenças e também deixa a planta mais resistente ao ataque de insetos.

Preparo:
Pois bem, para utilizar o chá de cavalinha deve-se utilizar cerca de 10 gramas de cavalinha seca ou 30 gramas de cavalinha verde. Essa cavalinha deve ser diluída em 1 litro de água e fervida por cerca de 20 minutos. Depois de pronto esse chá pode ser armazenado em local fresco e a sombra. Para utilizar, diluir 1 litro do chá em mais 9 litros de água.Essa receita pode ser utilizado em agricultura orgânica certificada.

Para aplicação no solo:
Essa receita também pode ser utilizada para aplicação no solo, em canteiros, para controlar doenças de plantas que se alojam no solo. Mas para utilizar no solo a dose deve ser mais concentrada. Deve-se utilizar 200 gramas de cavalinha em 1 litro de água, ferver e coar. Depois diluir o chá em mais 9 litros de água. Usar esse composto para regar o solo, fazer 3 aplicações com intervalo de 3 a 5 dias.
Apenas cuidado para não utilizar essa receita de solo, mais concentrada, para aplicação nas plantas, pois podem matá-las.
Então recapitulando, para controle de doenças nas plantas, ferver 30 gramas de cavalinha verde em 1 litro de água. Depois misturar esse chá em mais 9 litros de água e aplicar sobre as plantas. Para controle de doenças alojadas no solo, utilizar 200 gramas de cavalinha verde fervida em 1 litro de água, depois diluir esse chá em mais 9 litros de água.
Bom, a dica de hoje era essa. Espero que as dicas tenham ajudado os ouvintes a praticarem uma agricultura mais saudável e de baixo custo. Lembrando que essas são dicas gerais, para pequenas quantidades e pequenas áreas. Para áreas de produção comercial, uma correta orientação de manejo de doenças deve ser feita por um profissional das ciências agrárias.

Venda de produtos:
Ainda, Para quem tiver interesse em produzir milho, feijão, soja, trigo e mandioca orgânicos, estamos montados o grupo de produtores para a safra 2019-2020, com contrato e preço e compra garantidas entre em contato com a Macrorgânico Consultoria. Whatsapp (42) 9819-9906.

Serviços:
Também quem tiver interesse em trabalhar com agricultura orgânica e agroecologia entre no site da Macrorganico Consultoria em Orgânicos e Agroecologia, o www.macrorganico.com.br. Pode também estar enviando seu email para comercial@macrorganico.com.br . Siga a gente também no instagram pelo @macrorganico que estamos postando sempre fotos e dicas do trabalho com agricultura orgânica e agroecologia.

Fotos: Internet

Postado por Jefferson Silva - Data: 08/06/2019

Veja também