ÚLTIMAS NOTÍCIAS


O Assentamento 8 de Junho, aqui de Laranjeiras do Sul, completou no sábado 22 anos de criação, mas a comemoração foi ontem, 9. Com a presença de centenas de pessoas de vários municípios da região, a programação começou com a mística, pronunciamento das autoridades, almoço e matiné. Na parte da tarde também teve parabéns e bolo para os presentes.
Um dos convidados, o deputado estadual Professor Lemos (PT), entregou ao Assentamento uma homenagem (Menção Honrosa), em nome da Assembleia Legislativa do Paraná.
A história do Assentamento 8 de junho começou em 1997, com o acampamento de 200 famílias. No ano de 1999 o Incra desapropiou a área beneficiando 74 famílias.
Já no ano de 2007 foi criada a Coperjunho, Cooperativa Agroindustrial, que é formada pelas famílias do assentamento.
Além da produção leiteira, que é a principal atividade, as famílias também trabalham com o cultivo de grãos, panificados e beneficiamento de outros alimentos, que são inclusive ofertados na merenda de escolas do Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul. Além disso, os produtos, muitos deles orgânicos, podem ser encontrados no Mercado Municipal.
Atualmente o Assentamento é formado por aproximadamente 100 famílias, em torno de 350 pessoas que vivem na comunidade.

Postado por Jakeline Buratti - Data: 10/06/2019

Veja também