ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Os ectoparasitas como a mosca dos chifres e carrapatos causam diversos prejuízos à bovinocultura, ocasionando perda de peso, danos a qualidade do couro, transmissão de agentes causadores de doenças, diminuição da libido dos touros, entre outros prejuízos. Embora o carrapato de bovinos seja o parasita externo mais relevante em bovinos, a mosca dos chifres é a mais difíceis de erradicar no rebanho, o qual é um problema recorrente na região. No quadro entrevista técnica do programa Giro Rural da campo aberto Fm de segunda a sexta-feira a partir das 6h30, o engenheiro agrônomo e consultor da Macrorgânicos Consultoria em Orgânicos e Agroecologia Christiano Boza aqui de Laranjeiras do Sul, trouxe alternativas para o controle de carrapatos e moscas na pecuária regional, acompanhe:

Agricultura orgânica – Controle de carrapatos e moscas na pecuária

Estamos ai para mais uma dica rápida sobre técnicas de agricultura, especialmente falando de técnicas aplicáveis na agricultura orgânica. Hoje vamos falar sobre controle carrapatos e moscas em vacas e gado em geral.
Mas antes gostaria de mandar um abraço ao pessoal da comunidade Alto São João, de Laranjeiras do Sul, Sr Paulo Shuck e Teresa, a Zilda e o Celso, que estive com eles semana passada e acompanham nosso quadro semanal e o Giro Rural diariamente.
Os parasitas externos de vacas, como carrapato e mosca do chifre, interferem muito na produção de leite e no bem estar dos animais. Vacas com alto ataque de carrapatos e mosca do chifre ficam mais estressadas, fracas e produzem menos.

Dicas para o controle no manejo:
A primeira dica que dou para controle dos carrapatos é o piqueteamento. Isso porque os carrapatos necessitam de uma fase no solo para se desenvolver, e o ciclo médio do carrapato é de 20 dias. Então se um piquete ficar mais de 20 dias sem receber o gado, os carrapatos ali alojados não terão animais para se instalar e irão morrer.

Dicas para o controle para aplicação:
A segunda dica é uma receita com base no símbolo do Paraná, a araucária. Para controlar o carrapato vamos usar as folhas da araucária. Vamos precisar de 500 gramas de folhas verdes do pinheiro e 10 litros de água. Vamos picar as folhas da araucária e deixar elas imersas na água por 5 dias. Depois dos 5 dias, coamos e está pronta a solução. Com essa solução vamos banhar ou pulverizar sobre todos os animais atacados com intervalo de 5 dias até que se observe uma redução grande no nível de infestação dos carrapatos e das moscas do chifre, mosca do berne e mosca dos estábulos.
Lembrando que esses parasitas se alojam no ambiente, então não adianta apenas usar a receita e não ter um piqueteamento adequado. Também é necessário manter a sala de ordenha e a sala de espera sempre limpa, arejada e iluminada.

Reforçando a receita para controle:
Então recapitulando, misturamos 500gramas de folhas verdes de araucária em 10 litros de água e deixamos descansar por 5 dias. Coamos e banhamos ou pulverizamos sobre os animais com intervalos de 5 dias.
Bom, a dica de hoje era essa. Espero que as dicas tenham ajudado os ouvintes a praticarem uma agricultura mais saudável e de baixo custo. Lembrando que essas são dicas genéricas. Uma correta orientação de manejo dos parasitas das vacas e do gado em geral deve ser feita por um profissional das ciências agrárias que conheça e analise a sua área e seus animais.

Oportunidade para produtores:
Para quem tiver interesse em produzir milho, feijão, soja, trigo e mandioca orgânicos, estamos montado o grupo de produtores para a safra 2019-2020, com contrato e preço e compra garantidas. Entre em contato conosco no fone e whatsapp 42 99819-9906.

Serviço:
Também quem tiver interesse em trabalhar com agricultura orgânica e agroecologia entre em contato com a Macrorganico Consultoria em Orgânicos e Agroecologia, no telefone e whatsapp 42 99819-9906. Pode também estar enviando seu email para comercial@macrorganico.com.br. Acessem também nosso site, o www.macrorganico.com.br e siga a gente também no instagram pelo @macrorganico. Então um forte abraço a todos e até a próxima!
Acesse também: http://www.macrorganico.com/

Autor: Christiano Boza - Engenheiro agrônomo e consultor da Macrorgânicos Consultoria em Orgânicos e Agroecologia

Postado por Jefferson Silva - Data: 13/06/2019

Veja também