Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vÃtima de delito de feminicÃdio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a PolÃcia Civil passou a diligenciar e, com auxÃlio da PolÃcia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivÃduo de 26 anos, com quem a vÃtima se relacionava afetivamente.
Ainda durante o fim de semana, a PolÃcia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de PolÃcia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado.
A PolÃcia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente, salvo nos casos de transgressão militar ou crime propriamente militar, definidos em leiâ€.
Em termos mais simples, o artigo prescreve que as forças policiais brasileiras somente podem prender alguém: a) em flagrante; b) ou mediante a apresentação de mandado de prisão expedido por um Juiz competente.
Por não se encontrar mais em flagrante no dia 08 de janeiro de 2024 e por não existir naquele momento mandado de prisão expedido em seu desfavor, o investigado foi interrogado pela PolÃcia Civil e liberado, conforme prescreve a legislação nacional.
Reunidos os elementos mÃnimos suficientes, a PolÃcia Civil postulou pela prisão em preventiva de tal indivÃduo, o que foi deferido pelo Poder Judiciário local, com parecer favorável do Ministério Público.
Uma vez em poder do referido mandado, a PolÃcia Civil de Laranjeiras do Sul encetou diversas diligências com a finalidade de localizar e prender tal indivÃduo. Na manhã do 17 de janeiro de 2024, esta força policial descobriu que tal indivÃduo havia sido internado para tratamento em uma clÃnica na cidade de Atalaia-PR, razão pela qual contatou a PolÃcia Militar de tal localidade, solicitando apoio para o cumprimento do mandado, o que foi atendido.
Assim, os Policiais Militares já referidos se dirigiram até o local informado pela PolÃcia Civil e cumpriram o mandado de prisão preventiva de tal indivÃduo, que foi encaminhado para a Cadeia Pública de Nova Esperança, onde se encontra preso à disposição da Justiça.
Fonte: 2ª SDP
Postado por: Osvaldir Pedroso - Rio Bonito do Iguaçu
17/01/2024