A Regional da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR) em Laranjeiras do Sul promove uma série de palestras com o objetivo de esclarecer os números de incidência da raiva em herbívoros (raiva bovina) na região. Com base nos casos identificados, as ações visam combater a proliferação da doença por meio de medidas conjuntas de prevenção e controle.
Os encontros serão realizados em diferentes localidades, e todos os interessados estão convidados a participar.
📅 Cronograma das Palestras sobre Raiva
30 de setembro de 2025 (terça-feira)
01 de outubro de 2025 (quarta-feira)
02 de outubro (quarta-feira)
A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) convida para o encerramento da ação Adapar Educa à Campo - Enfrentamento Contra a Raiva dos Herbívoros, que acontece na próxima semana, no dia 2 de outubro, a partir das 9h, na Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop).
Na ocasião, serão apresentadas as novas estratégias de combate à Raiva. Também será discutida a portaria 368/2025, que torna obrigatória a vacinação contra a doença em 30 municípios do Oeste paranaense.
A ocasião marca o encerramento da operação, desenvolvida entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, que englobou ações de educação sanitária com foco na prevenção da raiva em herbívoros e conscientização sobre a importância da vacinação na região e neste momento.
Estão confirmadas as presenças das seguintes autoridades da Adapar:
o diretor-presidente Otamir Cesar Martins;
o chefe do Departamento de Saúde Animal (Desa) Rafael Gonçalves Dias;
o chefe do Departamento de Laboratório (Dlab) Rubense Chaguri de Oliveira;
a chefe da Divisão de Prevenção e Controle da Raiva e Encefalopatias (Diret).
Juntos podemos fortalecer o controle da Raiva e evitar prejuízos para os produtores e para toda a comunidade. Contamos com sua presença!
Informações importantes:
Local: Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop)
Endereço: Rua Pernambuco, nº 1936 - Centro, Cascavel, Paraná
Data: 2 de outubro de 2025
Horário: 9h
A Chefe do Escritório Regional, engenheira agrônoma Cristiane do Rocio Kruger, destaca que “estamos reforçando o programa de controle de raiva em herbívoros. Aqui em Laranjeiras, assim como em Cascavel, os casos têm sido frequentes, por isso realizamos um trabalho intensivo. Serão promovidas palestras para comunicar melhor as informações às prefeituras, estudantes e veterinários. Além disso, será instituída a vacinação obrigatória em alguns municípios onde a ocorrência da doença tem sido maior.”
Tema das palestras:
Epidemiologia, situação atual e novas estratégias para o controle da raiva na região.
Os eventos são promovidos pela ADAPAR, em parceria com o Governo do Estado do Paraná, e contam com o apoio das prefeituras municipais e instituições locais. A iniciativa busca ampliar a conscientização sobre a importância da vigilância, da vacinação e de práticas adequadas de manejo, essenciais para a proteção da saúde animal e da saúde pública.
Fonte: RCA/ADAPAR
Postado por: Jefferson Silva - Laranjeiras do Sul
29/09/2025