A Cresol Vale das Águas PR/MG concluiu, em Laranjeiras do Sul (PR), mais uma edição do Projeto de Relacionamento Sucessão Familiar, reunindo 20 famílias cooperadas de Rio Bonito, Porto Barreiro e Laranjeiras do Sul.
A iniciativa teve como objetivo capacitar as famílias para a sucessão em seus empreendimentos rurais, garantindo a continuidade, a sustentabilidade e o fortalecimento dos negócios no campo.
Com início em novembro de 2025, o programa foi estruturado em sete módulos, promovendo formação técnica, troca de experiências e, sobretudo, diálogo entre pais e filhos. Mais do que tratar da gestão das propriedades, o projeto abordou relacionamento familiar, planejamento e desenvolvimento pessoal, pilares essenciais para que a sucessão aconteça de forma estruturada e consciente.
Para o palestrante e facilitador do projeto, Eliseu Hoffmann, que acompanhou a jornada formativa, o programa cumpre um papel estratégico no contexto do agronegócio regional. “É um prazer estar aqui no encerramento desse programa riquíssimo que é a sucessão familiar. Começamos em novembro preparando essa juventude para as novas responsabilidades. A gente sabe como é importante fixar o homem na terra, no campo. Talvez hoje a maior dificuldade seja fazer com que essa moçada ganhe gosto pela propriedade, que é extremamente rica, e busque cada vez mais conhecimento. Depois de seis módulos, estamos aqui no sétimo, encerrando esse programa lindo desenvolvido pela Cresol”, destacou.
Entre os participantes, as transformações foram percebidas dentro e fora da propriedade. Pedro Daghetti, da primeira geração leiteira de sua família, relatou mudanças significativas na convivência e na forma de enxergar o negócio rural. “Eu sempre busquei entender meus pais, mas com um pé atrás. A primeira aula foi com a família toda, e eles notaram uma diferença significativa em mim, assim como eu neles. Muitas das coisas que aplico hoje na propriedade vieram do programa. Aprendi que nada precisa ser mudado imediatamente, que tudo pode acontecer por um processo. Eles vivem isso há muito mais tempo e sabem muito mais do que eu. Esse entendimento mudou muita coisa”.
A participante Naiara Bigolin também ressaltou o impacto do projeto na construção de uma postura mais madura diante da sucessão. “Foi uma experiência incrível. Aceitei o convite na emoção, criei expectativas e todas foram cumpridas e muito mais. O curso trabalha para que a gente seja sucessor da empresa familiar, não apenas herdeiro. Tivemos momentos de diálogo com nossas famílias e também entre os participantes, compartilhando histórias. Tenho certeza de que estou no caminho certo com a minha família”.
Desenvolvimento das comunidades
O diretor-executivo da Cresol Vale das Águas PR/MG, André Dall Oglio, enfatizou que a iniciativa está alinhada aos princípios do cooperativismo, especialmente o interesse pela comunidade e pelo desenvolvimento do cooperado. “Esse projeto está no nosso DNA. Levar informação e conhecimento ao cooperado faz parte da nossa essência. A sucessão familiar tem um objetivo muito claro: fortalecer o relacionamento entre pais e filhos e contribuir para o desenvolvimento das propriedades e do núcleo familiar. Foram sete etapas de muito aprendizado e trocas que ficarão para a vida dessas famílias. Estamos orgulhosos por mais esse sucesso da nossa cooperativa e dos nossos cooperados”.
Esta foi a segunda edição do Projeto Sucessão Familiar promovido pela Cresol Vale das Águas PR/MG. A primeira ocorreu em Candói (PR), no ciclo 2023/2024, reunindo 15 famílias cooperadas.
A continuidade da iniciativa demonstra o compromisso permanente da cooperativa em investir na formação das novas gerações e em estruturar processos sucessórios que garantam a longevidade dos empreendimentos rurais.
Os projetos sociais são um diferencial da Cresol Vale das Águas PR/MG, que transforma princípios cooperativistas em ações concretas para a comunidade. Ao investir na formação de jovens e no fortalecimento das famílias rurais, a cooperativa contribui diretamente para a permanência das novas gerações no campo, assegurando a continuidade dos negócios e a sustentabilidade do desenvolvimento regional.
Fonte: Cresol Vale das Águas PR/MG
Postado por: Jefferson Silva - Laranjeiras do Sul
16/02/2026