Uma manifestação de produtores de leite ocorreu nesta quarta-feira (5) na praça de pedágio entre Laranjeiras do Sul e Nova Laranjeiras.
Produtores de Rio Bonito do Iguaçu e Nova Laranjeiras se reuniram durante a manhã em protesto contra a atual crise do setor leiteiro. No início da tarde produtores de outros municípios também se juntaram aos demais produtores.
A crise do leite se agravou recentemente com os preços pagos aos produtores que não cobrem o custo de produção, além da concorrência com importações. Segundo os produtores, o último pagamento pelo litro de leite ficou em R$ 1,90 e foi avisado que deve ter uma diminuição de 20 centavos.
Os produtores alegam que a 15 dias estiveram na Alep, e de lá eles saíram com a promessa de que seria sancionada a lei 888/2023, até hoje não ocorreu.
O projeto de Lei 888/2023, endurece as regras referentes à comercialização do leite no Paraná. A proposição visa proibir a venda do produto reconstituído - reidratado - com leite em pó importado.
Durante o manifesto houve a interdição da passagem de veículos, com a alternância na liberação das cancelas em intervalos de 10 em 10 minutos, sendo que quando liberados, os veículos passavam sem o pagamento do pedágio. Tudo isso para chamar a atenção para a situação crítica da categoria.
O manifesto pacífico foi acompanhado pela Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal e se encerrou por volta das 15h30min.
Fonte: Redação RCA
Postado por: Adilson - Laranjeiras do Sul
05/11/2025