Sob um clima de muita emoção e homenagens, a comunidade de Laranjeiras do Sul se despediu na manhã deste domingo, 28, do padre Aleixo Vera Armas, que faleceu sábado, 27, às 18:40h, em decorrência da covid-19. Ele ficou 21 dias hospitalizados na UTI do Instituto São José.
O corpo foi sepultado no Cemitério de Campo Mendes, em Laranjeiras do Sul, onde era o seu desejo. Primeiramente o corpo foi acompanhado por dezenas de carros, que foram em cortejo até o Santuário de Nossa Senhora Aparecida.
De lá, o carro da funerária seguiu até a comunidade de Campos Mendes, onde a cerimônia de despedida foi rápida, presidida pelo padre Rafael Lopez, Superior Regional dos Missionários Xaverianos, de São Paulo. O momento também contou com a presença dos padres Domênico (pároco da Paróquia Sant’Ana), Giovanni, Crispin e Fábio (também de Laranjeiras), dos padres Carlos e Paulo (da Paróquia de Nova Laranjeiras) e de padre Miguelito (SP).
Padre Aleixo havia completado em janeiro oito anos em Laranjeiras do Sul, onde se tornou um membro das famÃlias, que tinham por ele um grande carinho.
Nós, da FamÃlia Campo Aberto, também perdemos um grande amigo, pois padre Aleixo esteve conosco todo este tempo nas celebrações de missas, em especial a tradicional Missa de Natal, nas festas das igrejas nas comunidades, na realização do Sant’Ana Fest, entre tantos outros momentos.
Como ele mesmo dizia: “aqui sou de casaâ€. Nas visitas de surpresa que ele nos fazia com frequência à emissora, sempre trazia um pão de grãos, o qual adorava, para tomar café com a equipe. Muitas vezes trazia pastel e seu molho de pimenta, que ele mesmo produzia, para que saboreássemos.Â
Estamos profundamente entristecidos com sua partida, mas o que nos conforta são as incontáveis e lindas lembranças que teremos para sempre. E também a certeza que agora está na Casa do Pai.
Confira um pouco da história de padre Aleixo, produzida pela equipe dos Xaverianos:
“Aleixo nasceu em México dia 07 de fevereiro de 1960. De famÃlia numerosa e muito católica. Na sua juventude sentiu o chamado de Deus e deixou tudo para entrar no seminário diocesano de Guadalajara (México). Mas logo nos estudos da filosofia passou do seminário diocesano para os Missionários Xaverianos. Fez sua profissão religiosa como missionário dia 04 de agosto de 1991, logo que terminou os estudos de filosofia e um ano de serviço veio para o Brasil para realizar seus estudos de teologia na cidade de São Paulo em 1993. Após um ano de diaconato na diocese de Abaetetuba (PA) foi ordenado sacerdote missionário na sua cidade de Guadalajara (México) em 16 de janeiro de 1999.
Após sua ordenação trabalhou como vice-reitor do seminário xaveriano de Londrina (PR), Vigário Paroquial na paróquia Sagrado Coração de Jesus na cidade de São Paulo (SP), pároco da paroquia de São Francisco Xavier em Piracicaba (SP), Vigário paroquial em Piraju (SP) e posteriormente vigário da paroquia de Cristo Operário e Mãe da Igreja em Londrina (PR). Â
Atualmente era vigário paroquial em Laranjeiras do Sul (PR) desde janeiro de 2013. Padre Aleixo se destacava pela simpatia, pelo jeito brincalhão e pela facilidade com que fazia amigos.â€
OBS: ao utilizar as fotos favor dar crédito à Rádio Campo Aberto FM
Â
Fonte: Jornalismo/Xaverianos
Postado por: Jakeline Buratti
28/02/2021