A Secretaria de Saúde de Laranjeiras do Sul confirmou nesta sexta-feira, 23, o primeiro caso de óbito em Laranjeiras do Sul por H1N1, um jovem adulto de 38 anos, sem comorbidades.
Até ontem a Semusa tinha registrado 54 casos da doença, sendo que dois pacientes estão em estado grave. Dos casos registrados, 49 são do tipo A, dois casos de H1N1 (o  mesmo da pandemia de 2009) e três casos do tipo B.
Com o grande número de casos, o secretário de Saúde, Fabiano Popia, conclama para que população se vacine o quanto antes. Em entrevista à Campo Aberto FM, ele reforçou que o imunizante está liberado para toda a população a partir dos seis meses de idade.
Popia também informou que neste sábado, 24, a unidade de saúde do Celeste está aberta das 8h às 16h, para atualização da carteirinha mas, principalmente, para vacinação contra a influenza.
Quem se vacinar levar carteirinha de vacinas e um documento de identificação. Quem não tem a carteirinha ganhará uma nova na UBS.
Outra orientação do secretário Popia é para que a população volte a higienizar as mãos com mais frequência, usar álcool gel, manter os ambientes ventilados, se necessário usar máscara. E quem tiver sintomas gripais evitar contato com outras pessoas.
Cuide-se! Vacine-se! Fique protegido!
Â
Fonte: Departamento Jornalismo
Postado por: Jakeline - Laranjeiras do Sul
24/05/2025