A Universidade Federal da Fronteira Sul, por meio do Grupo de Horticultura, do Grupo PET Conexões Saberes e do Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável do Campus Laranjeiras, em parceria com o IDR e o Ceagro, realizou na quinta-feira, 15, a quinta edição do Encontro Técnico da Cultura do Morangueiro.
Este evento, que acontece a cada dois anos, totalmente gratuito, recebeu mais de 300 inscrições, de 33 de municípios, inclusive de fora do Paraná.
O objetivo do encontro foi abordar os principais temas sobre a cultura do morangueiro, com especialistas no assunto, para difundir informações e expandir o conhecimento na área de fruticultura, como viabilidade econômica do cultivo, formas de cultivos e cultivares, entre outros assuntos. Além das palestras, foram desenvolvidas oficinas na área experimental do campus, onde são cultivadas e pesquisadas espécies de morango.
Em entrevista à Rádio Campo Aberto FM, a professora e coordenadora do Projeto de Horticultura, Claudia Lima, agradeceu a todos que participaram, e destacou que o evento, durante todo o dia, foi muito produtivo. “O número de inscritos, e de municípios representados, mostra a importância do nosso encontro. Nosso muito obrigado a todos que participaram, que contribuíram para o sucesso do evento”, ressaltou.
A professora Claudia também confirmou à reportagem que a sexta edição do Encontro Técnico da Cultura do Morangueiro será em 2027.
O 5° Encontro Técnico da Cultura do Morangueiro teve o apoio da Itaipu Binacional (Projeto de Extensão - Fortalecimento da Horticultura na Região da Cantuquiriguaçu), Engie e Fundação Araucária. E contou ainda com o apoio de Cresol, Crehnor, Sanepar, JB Substratos, Simão Agropecuária, CT-Green, Marcolina e Biava Agropecuária.
Fotos: Jakeline Buratti/Campo Aberto FM / UFFS
Fonte: Departamento Jornalismo
Postado por: Jakeline - Laranjeiras do Sul
19/05/2025