O helicóptero Falcão 13, do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), do Paraná, caiu nesta quinta-feira (05), durante um a ação policial de alto risco na área rural de Matelândia/PR, iniciada após a denúncia de um roubo em andamento. A aeronave realizou um pouso de emergência
O acidente ocorreu durante uma grande operação policial que mobilizou forças de segurança na tarde desta quinta-feira (05), na região de Céu Azul e Matelândia, após uma tentativa de roubo à residência de um policial militar do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON).
Ao perceber a ação criminosa, o policial repassou rapidamente o alerta em grupos operacionais, o que possibilitou a mobilização imediata de equipes da Polícia Militar. Com base nas informações, os suspeitos foram localizados e passaram a ser acompanhados em fuga pela BR-277, em uma ação que envolveu diversas viaturas.
O acompanhamento terminou em uma estrada rural na entrada de Matelândia. Após entrarem na área rural, houve confronto armado entre policiais e os suspeitos. Dois homens morreram no local. O socorro médico foi acionado, mas as mortes foram confirmadas ainda na cena da ocorrência.
Durante as buscas, as equipes localizaram aproximadamente três toneladas de material ilícito, que foram apreendidas e encaminhadas para os procedimentos legais. A operação também contou com apoio aéreo, momento em que o helicóptero da Polícia Militar precisou realizar o pouso de emergência durante o andamento da ocorrência.
Na manhã desta sexta-feira (06), a Polícia Militar do Paraná informou que vai apurar as circunstâncias do pouso de emergência. Segundo o Centro de Comunicação Social da PM, as medidas administrativas e operacionais já foram adotadas, assim como a comunicação às autoridades aeronáuticas e aos órgãos responsáveis pela investigação, conforme os protocolos previstos. Os tripulantes não se feriram e houve apenas danos materiais na aeronave.
Fonte: PM/PR
Postado por: Adilson
06/02/2026