A onça-pintada responsável pelo ataque fatal ao caseiro Jorge Ãvalo, de 60 anos, foi capturada na madrugada desta quinta-feira (24), no Pantanal sul-mato-grossense. O animal, um macho de 94 quilos, foi localizado nas proximidades do pesqueiro onde ocorreu o incidente e será encaminhado ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), em Campo Grande, para exames clÃnicos e análise comportamental.
O ataque aconteceu no dia 21 de abril, quando Jorge foi visto pela última vez no pesqueiro onde trabalhava. Horas depois, seus restos mortais foram encontrados por um guia turÃstico, que também sofreu um ataque da mesma onça, mas sobreviveu com ferimentos no braço. A tragédia alarmou a comunidade local e levantou preocupações sobre a interação entre humanos e felinos no bioma pantaneiro.
Cerca de 10 policiais militares ambientais participaram da ação de captura da onça, que é macho e está mais magro que o normal, pesando 94 quilos.
Segundo especialistas, ataques desse tipo são extremamente raros, mas podem estar relacionados à escassez de presas naturais ou ao comportamento defensivo do animal. A captura da onça permitirá uma avaliação detalhada para entender os fatores que levaram ao ataque e determinar o destino do felino.
O CRAS será responsável por verificar se a onça pode ser reintroduzida Com a na natureza ou se precisará ser mantida sob cuidados humanos. Autoridades ambientais reforçam que a presença de onças-pintadas no Pantanal é essencial para o equilÃbrio do ecossistema e alertam para a importância da preservação do habitat natural da espécie.
Â
Fonte: SouAgro.net
Postado por: Jefferson Silva
24/04/2025