Vinte das 22 regionais de saúde do Paraná já receberam os insumos que serão utilizados na vacinação contra a Covid-19. Os quatro caminhões carregados com 2,2 milhões de insumos saÃram de Curitiba no sábado (16) e já finalizaram as entregas, que abastecerão as 1.850 salas de vacinas do Paraná.
ROTEIRO – O envio da remessa começou no sábado (16)e percorreu as Regionais de Saúde de Ponta Grossa, Maringá, Telêmaco Borba, Pato Branco, Ivaiporã, Francisco Beltrão, Paranavaà e Jacarezinho.
Neste domingo (17) os caminhões levando os insumos estiveram nas regionais de Guarapuava, Cascavel, Cianorte, Toledo, Cornélio Procópio, Londrina, Umuarama, Irati, Foz do Iguaçu, Apucarana, Campo Mourão e União da Vitória.
“A operação transcorreu com tranquilidade e segurança e foi acompanhada em tempo real pela Secretaria Estadual da Segurança Públicaâ€, relatou o tenente-coronel Adriano Mello, coordenador executivo da Defesa Civil do Paraná.
MunicÃpios de abrangência 5ª Regional de Saúde - Guarapuava:
Boa Ventura de São Roque
Campina do Simão
Candói
Cantagalo
Foz do Jordão
Goioxim
Guarapuava
Laranjal
Laranjeiras do Sul
Marquinho
Â
Nova Laranjeiras
Palmital
Pinhão
Pitanga
Porto Barreiro
Prudentópolis
Reserva do Iguaçu
Rio Bonito do Iguaçu
Turvo
Virmond
"Iniciamos a etapa mais aguardada deste perÃodo de enfrentamento da pandemia, que é a preparação para a chegada da vacina contra a Covid-19. Assim que a vacina chegar ao Paraná, estaremos preparados para esta importante tarefaâ€, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
A carga, com seringas e agulhas, máscaras de proteção individual, aventais e carteirinhas de vacinação.Â
Etapas:
Na primeira etapa da vacinação a população alvo a ser vacinada contra a Covid-19 é composta por profissionais que aplicarão as vacinas, pessoas com mais de 60 anos que residem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e os profissionais que atuam nos locais, população indÃgena, todos os trabalhadores que atuam em unidades de saúde que atendem pacientes com suspeita ou confirmados de infecção pelo novo coronavÃrus. Na sequência o Estado planeja vacinar pessoas com 80 anos ou acima desta idade, pessoas entre 75 e 79 anos e assim sucessivamente até aqueles que tem idade variando entre 60 e 64 anos. O detalhamento, assim como a estimativa da quantidade de pessoas em cada grupo prioritário constam na página 4 do Plano.
Conforme anunciado pelo Ministério da Saúde, a quantidade de vacinas a serem destinadas ao Paraná é de 5% do total que o paÃs tiver disponÃvel. Com a quantidade de doses disponibilizadas, seguindo a ordenação por grupos prioritários, a previsão é vacinar o total de 4.019.115 pessoas até maio de 2021. A vacinação ocorrerá de acordo com o recebimento dos imunizantes, de forma gradual e escalonada.
Fonte: AEN - Jefferson Silva - RCA - Sesa
Postado por: Jefferson Silva - Laranjeiras do Sul
18/01/2021