No ano letivo de 2022, a rede estadual de ensino contará com 175 escolas de Educação em Tempo Integral, que atenderão 40 mil estudantes – o dobro do ano de 2021, que teve 21 mil alunos estudando nesse modelo, em 92 escolas. As instituições de ensino estão em 107 cidades e fazem parte do programa Paraná Integral (que consiste em colégios totalmente integrais) ou do programa Integral + (em que algumas turmas dos colégios adotam o modelo).
Nas escolas de Educação em Tempo Integral, tanto os estudantes quanto os professores têm jornadas ampliadas: os alunos passam 9 horas por dia no colégio, enquanto os docentes podem cumprir todas as 40 horas semanais na mesma instituição. Para o professor, isso significa mais tempo para planejar as aulas e criar estratégias interdisciplinares. Para os estudantes, há a possib
A matriz curricular do modelo integral compreende componentes curriculares diferentes dos regulares, como Projeto de Vida (que fará parte do Novo Ensino Médio), estudo orientado, liderança de turma, eletivas e clubes de protagonismo, com temáticas escolhidas pelos estudantes — por exemplo, clubes de leitura, cinema, astronomia, jornal laboratório, entre outros.
A proposta desses componentes (e do ensino integral como um todo) é permitir que os estudantes tenham mais protagonismo na escola e estejam capacitados para planejar seus futuros de acordo com seus projetos de vida.
Outro diferencial desse modelo de ensino é a presença de professores coordenadores de área (que acompanham os professores da cada área do conhecimento, orientando-os em questões relativas à BNCC — Base Nacional Comum Curricular) e de professores tutores. Estes acompanham de perto, e de maneira individualizada, o desenvolvimento, as necessidades e as conquistas de cada aluno.
COMUNIDADE PARTICIPATIVA – O diretor Paulo Sergio Faganello, do Colégio Estadual Dario Vellozo, em Londrina, no Norte, destaca que o modelo proporciona uma comunicação mais direta com a famÃlia e incentiva o desenvolvimento de uma comunidade escolar mais participativa, com alunos, professores, diretores e pais construindo uma relação de confiança. A mudança trouxe muitos resultados benéficos para o colégio.
“Nós tÃnhamos um Ãndice alto de abandono. Nas primeiras avaliações do Ideb, nossa escola apresentou números baixos. A partir da implementação da educação integral, conseguimos fazer essa transformação toda. Hoje, temos mais alunos frequentando as aulas e um dos melhores Ãndices no Ideb no Núcleo Regional de Educação de Londrinaâ€, diz o diretor.
Para a estudante Isabelle Steagall Condé, de 13 anos, que cursa o 7º ano no mesmo colégio, o principal benefÃcio do ensino integral é ver a escola como uma segunda casa, estreitando os laços com colegas e professores. “Diferente do que muitos pensam, o ensino integral não é exaustivo. Pelo contrário. Estamos sempre com nossos amigos, convivendo e aprendendo uns com os outrosâ€, afirma.Â
A aluna destaca, ainda, como o conteúdo visto em sala de aula está conectado à sua realidade e a prepara para os desafios da vida. “Temos matérias que ressaltam a importância de sermos boas pessoas, não somente bons profissionais. Tem Projeto de Vida, protagonismo, empreendedorismo, que são matérias em que aprendemos na prática e na teoria a sermos pessoas melhoresâ€, afirma.
PEDAGOGIA DA PRESENÇA – O Colégio Estadual Conselheiro Carrão, em Curitiba, adotou o modelo integral em 2021 e já apresenta bons resultados. “O ponto mais importante, para mim, é a pedagogia da presença. Como estamos o dia todo na escola, em contato com os alunos, percebo que há um reforço do vÃnculo entre nós. Há uma construção de uma confiança cada dia mais sólidaâ€, diz Silvia Karla Santana, professora de Geografia.
“A proposta não é de ensino integral apenas no que se refere ao tempo na escola, mas também à formação humana integral. O foco do modelo é o aluno e o seu projeto de vida. Dessa forma, todos os componentes curriculares contribuem para esse desenvolvimento integral para a concretização dos projetos dos alunosâ€, diz a professora. “Eles passam a entender de maneira mais clara qual é o papel da escola em suas vidas. Ela é, além do lugar para aprender as disciplinas tradicionais, o lugar onde eles aprendem a ser, a conviver, a fazer, a conhecerâ€.
SEMINÃRIO DE BOAS PRÃTICAS – Nos dias 25 e 26 de novembro, acontecerá o Seminário de Boas Práticas da Educação em Tempo Integral na UniBrasil, em Curitiba. Participarão do evento diretores, pedagogos e professores de escolas integrais de todo o Estado, compartilhando as boas práticas pedagógicas e de gestão desenvolvidas em seus colégios.
PARANà INTEGRAL – O programa Paraná Integral segue o modelo da Escola da Escolha, adotado em escolas de todo o Brasil. No Paraná, o projeto conta com parcerias com o ICE (Instituto de Corresponsabilidade pela Educação), Instituto Sonho Grande e Natura.
Fonte: AEN
Postado por: Jefferson Silva - Laranjeiras do Sul
17/11/2021